top of page
2.png

Curso de Extensão FAV De Volta ao Ritmo com Sumalgy Jafar Nuro

"De volta ao Ritmo: introdução às danças tradicionais de Moçambique e a criação contemporânea", conduzida pelo multiartista Sumalgy Nuro, visa proporcionar uma experiência enriquecedora que conecte os participantes ao pulsar vibrante das danças tradicionais moçambicanas. Através da exploração dos ritmos Bantu, buscamos despertar a musicalidade e a coordenação corporal, promovendo um entendimento profundo do fôlego e do movimento que habitam cada um de nós. Além de celebrar a riqueza cultural de Moçambique, a oficina também visa inspirar e oferecer ferramentas para a criação de novas linguagens na dança contemporânea, fundamentadas nas tradições que nos antecedem.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

  • Módulo 1 começará com uma saudação ao corpo e uma compreensão do nível do grupo, o que é fundamental para criar um ambiente acolhedor e colaborativo. Em seguida, compartilharei práticas que exploram a relação entre músicos e bailarinos, um aspecto essencial nas danças tradicionais de Moçambique.

  • Módulo 2 serão introduzidas as danças e canções tradicionais, com aprendizados sobre o ritmo e a musicalidade corporal. Isso ajudará a aprofundar sua conexão com a dança, como preparação para a apresentação final.

  • Módulo 3 você terá a oportunidade de explorar a dança contemporânea africana, com técnicas de improvisação e composição, em grupo, com música ao vivo. O ensaio e a estruturação para a apresentação final permitirão que você mostre tudo o que aprendeu ao longo do curso.

DIA/HORÁRIO: Quartas das 19h às 21h

 

PERÍODO DO CURSO: de 02/04/2025 a 25/06/2025

 

CARGA HORÁRIA: 26 horas

 

 

Emitiremos Certificado

 

 

PÚBLICO ALVO: Profissionais e não profissionais que queiram adquirir ou aprofundar seus conhecimentos em danças tradicionais de Moçambique.

 

NÚMERO DE VAGAS: 35

 

 

INVESTIMENTO: R$ 280,00/mês.

 

Sumalgy Jafar Nuro

Músico e bailarino nascido em Maputo, Capital de Moçambique. Distinguido em 2024 como uma das 100 personalidades mais influentes da Lusofonia, pela Bantu-men, de Portugal, e nomeado na lista Bailarinos do ano em Moçambique, Sumalgy trabalhou com dançarinos e coreógrafos de renome como David Zambrano, Horacio Macuacua, Linda Wardal, Lulu Sala, Idio Chichava, Vasco Mirine, Manuela Tessi e músicos como Matchume Zango, DIzzu platjes, Ben Brown e mais. Apresentou-se e trabalhou em países como Noruega, Holanda, Alemanha, Espanha, Suécia e Brasil. É mestre em Música Instrumentos Africanos e Performance pela renomada Universidade Da Cidade De Cabo, na qual também lecionou e coreografou danças e músicas tradicionais moçambicanas para o corpo estudantil da Orquestra de Música Africana. Seu percurso inclui trabalhar com profissionais, estudantes e jovens; como performer, realizador e coordenador em processos criativos e produções teatrais, apresentações multidisciplinares, oficinas e cursos exploratórios que misturam expressões contemporâneas e tradicionais.

bottom of page